25 novembro 2011

Resenha: Paixão & Liberdade

• Livro: Paixão & Liberdade
• Autora: Flavia Cristina Simonelli
• Editora: Novo Século
• Páginas: 178
• Tempo de Leitura: 3 dias
• Classificação: ★★★★★ (5/5)
• No Skoob


Sinopse:
Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha.

Bom, a Flavia é uma querida parceira aqui do blog e logo que fechamos parceria, ela mandou esse livro. Sinceramente, quando recebi pensei que todo o livro iria se tratar de um romance um pouco clichê. Mas, felizmente, estava errada e me supreendi bastante com o livro. Não é uma leitura muito leve, apesar de ser uma história "normal", sem personagens sobrenaturais, o que faz você "voltar" para a realidade e sair uma pouco dessas fantasias de vampiros, fadas e etc. E foi isso que me encantou no livro. Além de várias citações bem profundas, fazendo o leitor refletir.

O livro trata de um encontro entre duas antigas amigas, Isabel e Camila,  que não se viam e nem se falavam há quase 20 anos. Na faculdade eram bastante amigas até que o destino as separou e tomaram caminhos bem diferentes. As duas contam o que aconteceu nos últimos anos e várias mudanças são reveladas. Isabel, a aluna "quieta" e que ama filosofia, acaba os estudos e não consegue achar um emprego que goste. Camila, a aluna extrovertida, garante uma alto cargo em uma empresa, mas acaba descobrindo "coisas erradas" sobre seu chefe e se muda para Europa, deixando para trás a família, amigos e vários erros que cometeu.

Como de se esperar esse encontro traz várias supresas, principalmente para Isabel, que narra todo o livro contando as histórias que aconteceram com as duas, durante esses 20 anos e tudo que vai ocorrer até o fim.

Quando percebemos, estamos diante de vários desabafos emocionantes, que nos servem também para darmos mais valor à vida, à cada momento e etc. O livro é muito bem escrito, a Flavia escreve de uma maneira simples mas bastante profunda, que te prende e quando você vê, já acabou o livro e com certeza, vai parar para refletir um pouco e passar um bom tempo pensando no livro, na vida, nas pessoas... assim como eu. E eu gostei do final, quer dizer, nunca esperei que aquilo fosse acontecer, mas eu gostei.

Como não é só sobre romance, indico para todas as pessoas que realmente gostam de ler.
Enfim, a minha resenha foi bastante simplificada, mas acho que se eu escrevesse mais, iria soltar vários spoilers :(

Separei algumas citações que eu mais gostei do livro:

"Quem rompe padrões assusta. Quem rompe padrões é louco. Mas o fato é que os ideias que alimentei na juventude, mesmo sem ter me envolvido em reivindicações estudantis, deram-me a coragem de buscar a minha verdade. E pensando no fio da minha vida - infinitamente surpreendente em seus detalhes - disse-lhe: 
-Sabe, Camila, as pessoas parecem não saber que carregam um grande tesouro: a história que escrevem. E isso não é apenas coisa de romancista; afinal, somos todos escritores da vida." 
Página 30, último parágrafo.

"(...) Ainda saberia se não fosse o medo. O medo tira o contato com o saber. Coloca-nos diante de tamanhas catástrofes imaginárias..." 
Página 100, parágrafo 4.

"Em cada escolha existe o descarte de tantos outros caminhos que poderiam ter sidos, e a vida delineia-se pelo que foi decidido em determinado momento. E o que foi decidido abre-se para outras possibilidades, diferentes das que surgiriam se outros caminhos tivessem sido tomados. Assim, estamos sempre no limiar. Sempre entre o fim e o recomeço" 
Página 141, primeiro parágrafo.

"-A vida traz caminhos inesperados. Pensei que tivesse um tempo enorme para resolver as coisas. Deixei para depois, para ver como ficava. Mas não é assim: o tempo que eu julgava inesgotável, de repente se extinguiu, como se me desse um tapa na cara." 
Página 164, parágrafo 4.

"Não é possível encontrar-se com a liberdade enquanto todos os desejos e paixões - caprichos de necessidades inventadas - sufocam a expessão do eu humano mais profundo. Mas é preciso viver os excessos das emoções para, então, percebê-las como exageros que conduzem ao aprisionamento da alma. É preciso experimentar seus limites, sofrer nos limites, afundar-se num mar revolto para buscar a salvação(...)" 
Página 175, parágrafo 3.

Gostaram do livro? O que acham de ganhar 5 marcadores "Paixão e Liberdade", hein? Bem, as regras são simples. Basta seguir publicamente o blog e deixar um comentário nesse post, escrevendo algo relacionado ao sorteio e o livro...

Espero que participem. É até o dia 5/12, BOA SORTE *o*
Postado por Ana!

14 comentários:

Sobre Meus Livros disse...

Eu acho lindas as citações desse livro, já vi em várias resenhas, mas não tenho muita vontade de lê-lo. Lógico, se tivesse a oportunidade leria com todo prazer!
Adorei a resenha.

Beijos, Bárbara.

Lendo & Comentando disse...

Oi! =D

Esse foi o segundo livro que li esse ano e também gostei bastante! Duas estórias muito legais são narradas pela Flávia de uma forma emocionante! ;)

Beijocas,
Amanda
^_^

Jacqueline Braga disse...

Nossa que lindo.
Não conhecia o livro, nem a autora, mas como uma boa amante de romances, confesso que chamou e muito minha atenção!!!
Eu quero os marcadores *_* rsrs

Bjos
Jack

Marina Oliveira disse...

Acho a capa desse livro lindíssima, e fico muito feliz em ver os autores nacionais cada vez com mais espaço. Pena que não consegui me interessar por essa história :X
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Lara Serra disse...

Nossa, muito bom o blog, muito bom mesmo!
XOXO

http://theblogcaa.blogspot.com/

Pabline disse...

OI Ana!
Desde a primeira vez que vi a capa fiquei encantada com ela. Não sabia do que se trata a história, mas gostei muito.
É sempre gratificante quando um livro nos surpreende né, e gosto muito de livros que quando terminados, ainda ficam em nossa mente, nos fazendo pensar e refletir.
Amos finais inesperados. Amo fugir do clichê.
Esse livro parece tão bom *.*
Que marcadores lindos *.*
Pode botar meu nome na lista de participantes viu XD
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Milly disse...

Estou doida para ler esse livro! Parece ser ótimo! Tenho certeza que vou gostar bastante!

Adorei sua resenha! :)

Beeijos,
Ler e se Aventurar

Amanda Cristina disse...

Realmente um livro fantástico! A Flávia escreveu-o muito bem... Fiquei, igualmente à você, refletindo sobre a vida, sobre o amor, sobre tudo, quando terminei de lê-lo. Bom, em suma é um livro ótimo! Tenho vontade de relê-lo e espero fazê-lo em breve, bem em breve... :)
Ótima resenha!



Beijinhos, Amanda Cristina.
www.primeiro-livro.com

Robledo Cabral Filho disse...

Dentre todos os livros nacionais que a blogosfera acolheu, "Paixão e Liberdade" é um dos que mais merecem destaque. Admiro bastante a postura da Flávia de abandonar completamente essa inclinação mundial ao fantástico e ao sobrenatural. Em vez de vampiros e lobisomens, a autora nos presenteia com filosofia e reflexões. A minha única reserva é que, quando li "Paixão e Liberdade", tive a impressão de que a Flávia dedicou-se tanto à tarefa de garantir à sua obra um caráter reflexivo que acabou exagerando um pouco em alguns momentos, ao meu ver. Lembro-me de passagens que verdadeiramente não davam abertura a citações profundas, mas onde mesmo assim estas estavam presentes. Não obstante, trata-se de um detalhe bem pequeno, imperceptível para muitos. Recomendo bastante a leitura :-)

=*
Livros, letras e metas

Esmalte de Morango disse...

Oi Ana!
Tenho muita curiosidade para ler esse livro, ainda mais por se de autor nacional. Parece ser muito bom.

ps. Ana sobre aquela promoção que você me chamou para participar no começo do mês (só agora que vi) eu te mandei um e-mail. Aguardo sua resposta.

Beijos da Meire.
http://manialiteraria.blogspot.com/

Cleide disse...

Esse livro me chamou a atenção... parece ser mesmo mto interessante...

No meu blog tem um super sorteio de natal: http://palavrasaventureiras.blogspot.com/2011/11/sorteio-de-natal.html
passa lá...
Bjs =***

Pâh Rodrigues disse...

Nossa adorei a resenha! Esse é um dos livros que estou pensando em ler nas minhas próximas leituras...
P.S: Amei o blog! Que layout fofo *-*

Beeeijos,
www.lendoeaprendendo-pahrodrigues.blogspot.com (Nome grandinho né?!)

Luiz Felippe disse...

Gostei! ;D
Quando eu acabar de ler todos os meus 3923875862 livros eu lerei... Nós temos que fugir um pouco dos livros de fantasia, né? E voltar para a realidade! Se eu mostrar pra minha mãe ela com certeza vai querer que eu leia :X
Obrigado pela resenha, Ana!

Matheus disse...

Oi Ana!

Tenho alguns livros pra ler ainda neste ano, algo em torno de 11 e um volume único. Fiz-me a promessa de não comprar mais nenhum, fora os recebimentos de parceria e promoções. Mas "Paixão e Liberdade" é um livro que, desde o ano passado, venho paquerando e adoraria ler. Já participando da promoção, quero esses marcadores!

;*, Matheus Goulart
O Bobagens & Livros está de layout novo e sorteando "Noites de Tormenta" do Nicholas Sparks!

Clique aqui e participe!

Postar um comentário