15 junho 2012

Resenha: Entre Amores Cruzados

Livro: Entre Amores Cruzados
Autora: Vanessa de Cássia
Editora: Novo Século (Novos talentos da literatura brasileira)
Páginas: 506
Classificação: ★★★★ (4/5)
• No Skoob

Entre Amores Cruzados é o livro de estreia da autora brasileira Vanessa de Cássia. O livro é narrado em 1º pessoa e traz a história de Verônica, uma jovem ruiva, muito bonita e com várias tatuagens. Verônica é formada em engenharia química, trabalha em uma empresa de cosméticos e "nos tempos livres" é professora de química em uma escola particular.


Quando a personagem descobre que tem uma doença, se afasta de tudo (trabalhos, amigos, família, relacionamentos etc). Lembranças do avô já falecido, das amigas inseparáveis, os garotos... Ela passa a viver uma vida nostálgica. Porém, tudo muda quando Verônica conhece Marcus, um jovem de seu condomínio. A atração dos dois foi imediata. Eles se conheceram mais e várias revelações foram feitas, das duas partes. Verônica conta para ele sobre sua doença e Marcus revela coisas que abalam a confiança dela. Os dois passam um longo tempo separados e nesse período Verônica conhece o jovem (bem mais jovem q) John, ou "garotinho" como ela o chama, em uma festa e acabam se envolvendo.

Para completar a bagunça nos sentimentos de Verônica, um amor dos tempos de escola, Gustavo (carinhosamente chamado de Gus) retorna e quer manter contato. Assim, a autora nos apresenta os 3 amores que cruzam a vida de Verônica: o doce Marcus, o apimentado John e o indescritível Gustavo. Mas não é apenas de amor que a Verônica vive. Uma frágil menina aparece no meio do livro para deixar a história ainda melhor e mais triste e com essa aparição, a autora introduz lições e faz com que o leitor reflita ao longo do livro.

Quando conhecemos os 3 amores da personagem, a narrativa fica mais intensa. Verônica precisa fazer várias escolhas que afetam todos ao redor dela. Porém, a mais prejudicada é ela própria.

“Uma sensação estranha envolve meus sentimentos, uma vontade tamanha de reviver os momentos. Os dias idos já há muito foram perdidos no tempo deixando rastros e saudades, pois não voltam: são como o vento.”
Página 56.

Enfim, a narrativa continua nesse ritmo até chegarmos ao final (que para mim, é um dos pontos mais altos do livro). A escrita é leve e um tanto engraçada. Além de ser muito detalhada (o que por vezes, torna a história um pouco chata). O livro é recheado de diálogos divertidos entre ela e... ela haha

Indico para quem procura um romance bem intenso e uma história realista. Ah,  a autora no final do livro nos presenteia com o 1º capítulo da continuação de "Entre Amores Cruzados", o "Doce Insensatez".

"Marcus, John e Gustavo, minha cura, meus amores que cruzaram minha vida, arrasaram, tocaram fundo em um único coraçãozinho que humildimente ainda bate. Quantas vezes tentei deixar ele parar, mas, por teimosia, ele sobreviveu, e sobreviverá novamente. A dor de amar não vai me matar, e sim eles..."
Página 421.
Postado por Ana!

3 comentários:

Pabline disse...

Já conhecia o livro, mas nunca li uma resenha dele, e tenho que confessar, fiquei encantada. Esse triângulo, com essa história que parece que nos toca... E detalhe, eu amo detalhes, sou totalmente fã disso, então acho que gostaria e muito do livro. Sinceramente fiqeui na maior curiosidade. E sem falar que acho a capa linda em sua simplicidade.
Resenha muito bem feita XD
Bj!

-Amigas Entre Livros-

Ju disse...

Oi Ana, já tinha lido algumas resenhas que elogiavam muito o livro, e sempre tive curiosidade de ler. Mesmo que seja detalhista, eu gosto de histórias assim, então acho que não iria me incomodar. Acho que nossa vidão não é feita linearmente, assim como também a de Verônica, e acho que foi isso que a Vanessa tentou passar.

Beijos

Lauri Brandão disse...

Realmente os autores brasileiros estão cada vez melhor.
Fiquei super animada e curiosa pra ler esse livro, adoro qndo envolve mais de uma pessoa "apaixonada" pela mocinha rs.
Adorei a dica!
Caixinha de Correios e novidades no Blog!
Passa lá!
manuscritodecabeceira.blogspot.com
Bjs.

Postar um comentário