12 agosto 2012

"Não é Arte!!!!"


Certa vez, ouvi na aula de Comunicação Visual que desenho pode não ser considerado Arte. Ouvi atentamente as explicações e versões super bem colocadas do professor. Mas fiquei muito intrigado quando um ser da mesma classe que eu levantou a mão e afirmou sua teoria com toda
energia:" O desenho é só uma coisa que se aprende e nada mais."- De fato, o desenho se aprende. Afinal, é uma técnica. Mas, voltemos há uns milhões de anos atrás, quando esse pobre ser não falava, não defendia teses ou teorias, não filosofava tampouco argumentava. Mas apenas sentia. No exato momento em que esta mesma criatura decide por alguma razão usar do sangue de sua caça e pintar nas paredes de sua caverna, eu lhes pergunto: Não seria esse ato, um ato criador? E o resulatdo desse ato, não pode ser considerado Arte?
Postado por Raykar Rocha

5 comentários:

Marina Menezes disse...

Eu considero desenho uma arte. Aquelas pinturas rupestres foram a primeira forma de arte do ser humano!! (tá, devo ter exagerado). e pintura é arte, desenho também tem que ser. É uma forma de se expressar.

Anônimo disse...

Acho que desde o momento que você pensa, conclui um pensamento e passa para o papel, é uma arte.

Beijos, @paulafonseeca!
http://sonhadorablog.blogspot.com/

Ju disse...

Boa filosofia, e sim, eu acho que é arte. Conheço pessoas que fazem desenhos simples e incríveis, expressam muito mais que quadros super caros considerados "arte".

Beijinhos

Lais disse...

Não sei quase nada sobre artes plásticas. O que sei é aquilo que aprendemos na escola e fim. Mas acho que desenho pode ser considerado uma arte sim.
Apesar de ser algo que aprendemos - afinal, para tudo se tem uma técnica -, é uma forma como nos expressamos e pode sim ser desenvolvida uma identidade artística por trás disso.
Xiricutico.blogspot.com

Raykar Rocha disse...

Obrigado por terem compartilhado suas opiniões! Concordo com todas elas, e sim DESENHO É ARTE! ;)
A partir do momento que faz o outro pensar, ainda que cause alguma repulsa ou estranheza, um quadro, um desenho ou escultura sim é uma peça de arte!

Postar um comentário