02 novembro 2012

¡DIA DE LOS MUERTOS!

Hoje é um dia especial para os Mexicanos e familiares meus que lá vivem. Nessa data, "El día de los muertos", o país "festeja" seus antepassados com bastante alegria, coisas colorias e espalhafatosas e comidas deliciosas e muito temperadas (que eu adoro!). Me lembro de quando eu era pequeno, meu pai uma vez foi no cemitério nessa data, e todos nós o acompanhamos (isso aqui no Brasil). Levamos comidas, enfeites coloridos e violões, e ficamos todos cantando músicas da Chavela Vargas no cemitério. (As outras pessoas que foram ver os túmulos de seus parentes estranharam, é claro. rs)


Nos meus trabalhos, busco sempre uma cartela de cores mais vivas e cítricas, por conta dessa "veia latina". Minhas ilustrações têm uma alma mexicana, uma identidade que é facilmente percebida.


Bem, nessa data, quero deixar uma mensagem para vocês: Apesar de estarmos bem longe do México, e se tentarmos, será uma loucura adotarmos esse hábito do "El día de los Muertos", devemos sim nos alegrar (mas se for o caso, nos recolher também). Mas celebrar àqueles que nos antecederam com alegria é uma forma de respeito e gratidão por seus legados, e devemos cantar em sua homenagem, nos alegrar para eles. Celebrem! =)

Bem, eu vou fazer do meu jeito: Vou colocar as músicas da Chavela Vargas pra tocar, as que o meu pai ouvia e cantava. Vou pintar uma tela e esperar pelo almoço, que é claro, eu vou decorar a mesa de forma bem tradicional e mexicana!
Postado por Raykar Rocha

7 comentários:

Raykar Rocha disse...

Deem uma passada no meu blog!! ;)
http://cavalettegaleria.blogspot.com.br/

Pollyanna Campos disse...

Eu amo a cultura Mexicana *-* Amo as cores, os temperos, a alegria que eles tem! Particularmente eu gosto muito mais da forma como eles comemoram do que a nossa, que é cheia de tristeza e melancolia... enfim! Adorei o post *-*

Beijos
@PollyanaCampos
entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

Raykar Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raykar Rocha disse...

Ah que ótimo que gostou! Realmente,essa cultura é linda e contagiante. As cores, o astral, as músicas e a culinária. Tudo é apaixonante. Principalmente a Arte mexicana.
E em meus trabalhos, eu tento traduzir essa característica alegre! ;)
bjão!

Marli Carmen disse...

Adorei o post, bem cultural!! Bjs

P.S: gostarias de concorrer ao livro Cinquenta Tons de Cinza + Amazônia - um caminho para o sonho?
Só acessar: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Papel com Batom disse...

Adorei o post, super legla, hahaha
Você era parceira do meu antigo blog "Diario de Uma Leitora", mas depois de meses sem postar, acabei voltando com o blog. Mas com outro blog! Me juntei com uma amiga, e criamos o blog "Perhaps Eternity". Poderia dar uma passada lá?
E se quiser continuar como parceira, por favor, poderia trocar o link-me antigo pelo novo? Muito obrigada desde já.
Mais informações acesse:
http://perhaps-eternity.blogspot.com.br/

Beijos!

BLOG DA LYA disse...

Uaal! Que interessante! :O

PHANNY TEEN

Postar um comentário