19 dezembro 2011

Namore Um Garoto Que Lê

 Um dia desses estava vendo as novidades em alguns blogs e li esse texto. Foi escrito pelo Bruno Palma,  do blog Acepipes Escritos. Resolvi compartilhar com vocês.

Namore um cara que se orgulha da biblioteca que tem, ao invés do carro, das roupas ou do penteado. Ele também tem essas coisas, mas sabe que não é isso que vai torná-lo interessante aos seus olhos. Namore um cara que tenha uma pilha de três ou quatro livros na cabeceira e que lembre do nome da professora que o ensinou as primeiras letras.

Encontre um cara que lê. Não é difícil descobrir: ele é aquele que tem a fala mansa e os olhos inquietos. Ele é aquele que pede, toda vez que vocês saem para passear, para entrar rapidinho na livraria, só para olhar um pouco. Sabe aquele que às vezes fica calado porque sabe que as palavras são importantes demais para serem desperdiçadas? Esse é o que lê.
Ele é o cara que não tem medo de se sentar sozinho num café, num bar, num restaurante. Mas, se você olhar bem, ele não está sozinho: tem sempre um livro por perto, nem que seja só no pensamento. O rosto pode ser sério, mas ele não morde, não. Sente-se na mesa ao lado, estique o olho para enxergar a capa, sorria de leve. É bem fácil saber sobre o quê conversar.


Diga algo sobre o Nobel do Vargas Llosa. Fale sobre as novas traduções que andam saindo por aí. Cuidado: certos best-sellers são assunto proibido. Peça uma dica. Pergunte o que ele está lendo – e tenha paciência para escutar, a resposta nunca é assim tão fácil.


Um namorado que lê gosta de muita coisa, mas, na dúvida, é fácil presenteá-lo: livro no aniversário, livro no Natal, livro na Páscoa. E livro no Dia das Crianças, por que não? Um cara que lê nunca abandonará uma pontinha de vontade de ser Mogli, o menino lobo.

E você também ganhará um ou outro livro de presente. No seu aniversário ou no Dia dos Namorados ou numa terça-feira qualquer. E já fique sabendo que o mais importante não é bem o livro, mas o que ele quis dizer quando escolheu justo esse. Um cara que lê não dá um livro por acaso. E escreve dedicatórias, sempre.

Entenda que ele precisa de um tempo sozinho, mas não é porque quer fugir de você. Invariavelmente, ele vai voltar – com o coração aquecido – para o seu lado.

Demonstre seu amor em palavras, palavras escritas, falas pausadas, discursos inflamados. Ou em silêncios cheios de significados; nem todo silêncio é vazio.
Ele vai se dedicar a transformar sua vida numa história. Deixará post-its com trechos de Tagore no espelho, mandará parágrafos de Saint-Exupéry por SMS. Você poderá, se chegar de mansinho, ouví-lo lendo Neruda baixinho no quarto ao lado. Quem sabe ele recite alguma coisa, meio envergonhado, nos dias especiais. Um cara que lê vai contar aos seus filhos a História Sem Fim e esconder a mão na manga do pijama para imitar o Capitão Gancho.

Namore um cara que lê porque você merece. Merece um cara que coloque na sua vida aquela beleza singela dos grandes poemas. Se quiser uma companhia superficial, uma coisinha só para quebrar o galho por enquanto, então talvez ele não seja o melhor. Mas se quiser aquela parte do “e eles viveram felizes para sempre”, namore um cara que lê.

Ou, melhor ainda, namore um cara que escreve
Postado por Ana!

15 comentários:

Nessa Teixeira disse...

Awn *-* que lindo.
Eu quero eu cara que lê
de presente de natal e.e
(risos)

Beijinhos,
Nessa.
http://cantinhodelivros.blogspot.com

Ju disse...

Já tinha visto esse texto em outros blogs também, mas é daqueles que não cansa de ler, de tão lindo ^^
Queria que meu namorado lesse ;x

Beijinhos

Sobre Meus Livros disse...

Eu adoro esse texto! Esse e o "Namore uma garota que lê". Difícil é achar um que leia, HAUHAUA.

Beijos, Bárbara.

Pabline disse...

Só tinha visto até agora a versão do Namore Uma Garota Que Ler, amei essa tbm. É ótimo receber livros, por mim, só precisam me presentear com livros :D
Nessa, tô contigo. Tbm quero um garoto que ler de Natal hehe

Bjão Ana!

-Amigas Entre Livros-

Fran Kukuty disse...

Amei o post...o texto é perfeito, assim como o 'Namore uma garota que lê' e os comentários são melhores ainda...KKKK!
Se tiver algum homem tão perfeito assim q leia, q saiba recitar, q contará histórias aos filhos...enfim, quero ele de natal +1!!!
=]
Parabéns pelo cantinho mto lindo!
Bjo FRAN
http://www.misskukuty.blogspot.com

Ka disse...

Oi!
Esse texto é muito lindo. *-* Queria conseguir decorar. KK'
Mas é difícil achar um cara que leia. '-' Vou continuar procurando. HAHA'

Bjuu'
april-1993.blogspot.com

Jacqueline Braga disse...

Este texto é muito lindo!!
Pena que eu não namorei um cara assim...rsrs
Meu marido até lê alguns livros, mas não é viciado como eu.
Bjos

Jack
www.mybooklit.blogspot.com

Luks Vieira disse...

Adorei a dica...
Att.,
Luks

Ingrid Lilianne disse...

awn, esse texto é muuuuuuuito lindo <3

papeldeumlivro.blogspot.com

Carol disse...

Amei!!!! *-* Muito fofo ^^

livrosechocolates.blogspot.com

Thais Priscilla disse...

Nunca me canso de ler esse texto. Tão fofo!

Beijos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Milly disse...

Ain, adorei o texto! *-*
Agora tb qro um cara que lê!

Beeijos,
Ler e se Aventurar

Lu Tazinazzo disse...

Que lindo esse post!!! Adorei de verdade, e concordo com muitas coisas. Aliás, eu namoro um garoto que lê, ainda bem hahahahaha

Até mais

Lu Tazinazzo
http://aceitaumleite.blogspot.com

Anny Diniz disse...

eu preciso de um garoto que lê de presente atrasado de Natal ~beicinho~ kk'
acabei de ler, namore uma garota que lê, e me indicara esse, simplesmente amei os dois *-*

http://leideanediniz.blogspot.com :*

Unknown disse...

Parabéns para quem escreveu o texto, gostei dessa ideia, afinal eu leio e isso foi um incentivo a mais para quem gosta dessa "coisa" tão escassa.
Para quem gosta de fotografia gostaria que visitassem meu site. www.imperatrizfotos.com.br

Postar um comentário